Os festivais de música são os eventos culturais favoritos dos portugueses logo depois do futebol.De acordo com os dados da vaga de julho do estudo GfKTrack.Summer Festivals, realizado pela GfK, 28% da população entre os 15 e 54 anos já foi a eventos musicais, com destaque para os festivais de verão (20%), seguido de concertos de música rock/pop (19%), sendo que 22% da população já foi, pelo menos uma vez, a eventos culturais. Só o futebol suplanta estes resultados: 33% da população já foi a eventos desportivos, com destaque para o futebol (30%).
É sobretudo entre os mais jovens que os festivais de música obtêm maior adesão: 48% dos jovens entre os 15 e os 24 anos diz já ter ido pelo menos a um festival de música de verão. "Os eventos desportivos têm uma maior participação masculina (47% de homens face a 20% de mulheres), o mesmo se verifica relativamente aos eventos musicais, embora menos expressivo (31% de homens face a 24% de mulheres), sendo a participação em eventos culturais mais transversal a homens e mulheres", destaca o estudo.
Os festivais mais conhecidos e a marcas mais associadas
O Rock in Rio é o festival com o maior nível de notoriedade (94%), seguido do Optimus Alive (71%), Super Bock Super Rock (67%), Sudoeste TMN (56%) e Paredes de Coura (47%). O Optimus Alive foi o que registou o maior crescimento em termos de notoriedade, subindo de 52% de notoriedade em janeiro, para 71% na vaga de julho do estudo.
Ser naming sponsor de festivais de música é a forma mais eficaz de obter retorno em termos de notoriedade, alerta o estudo. A Super Bock é a marca mais associada aos festivais de música (32%), muito à conta do Super Bock Super Rock, que decorre há 18 edições. A Optimus é a marca que se segue com 20%, muito impulsionada pelo Optimus Alive, e em terceiro a TMN (12%), com o Sudoeste TMN a liderar a ligação da operadora da PT à música (83%), seguido do Marés Vivas (21%).
Sem comentários:
Enviar um comentário