segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Movimento dos olhos para substituir comando de TV



Movimento dos olhos para substituir comando de TV
Para facilitar a vida dos preguiçosos que querem mudar de canal mas não têm vontade de ir buscar o comando, uma empresa sueca decidiu desenvolver uma tecnologia que permite ao utilizador controlar a televisão apenas com o movimento dos olhos.
 
O protótipo foi apresentado recentemente pela Tobii, que tem trabalhado noutro tipo de tecnologias, nomeadamente para controlo dos computador com os olhos para deficientes motores, e pela companhia Haier na feira internacional de eletrónica de Berlim, na Alemanha.
 
Trata-se de um sistema que dá ao utilizador a hipótese de controlar o aparelho com o olhar: ao direcionar os olhos para a parte superior ou inferior da televisão, o espetador ativa uma interface que lhe permite, entre outras funções, aumentar ou diminuir o volume e mudar de canal.
 
Batizada Gaze TV, a televisão tem incorporado um sensor que se coloca entre o espetador e o ecrã, monitorizando os movimentos oculares. Mudar a direção do olhar ou piscar os olhos dá também a possibilidade de fazer "zoom", arrastar ou selecionar opções entre diversos menus.
 
O dispositivo tem apenas de ser calibrado por cada pessoa antes da utilização e torna-se menos eficaz caso o espetador use óculos. Ainda assim, os seus criadores, que estão, atualmente, à procura de novos parceiros, acreditam que o sistema tem potencial para oferecer "um meio mais natural de controlo da televisão e de outros dispositivos", avança a BBC.
 
O objectivo dos fabricantes é apresentar o primeiro produto de grande consumo equipado com este sistema já em 2013.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário