segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Actividade económica melhora pela primeira vez em dois anos

A actividade económica inverteu ligeiramente em Junho a tendência descendente que se registava desde setembro de 2010.
A actividade económica inverteu ligeiramente em Junho a tendência descendente que se registava desde setembro de 2010, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O indicador de atividade económica atingiu em maio um valor de -2,4%, uma décima mais acima dos -2,5% que se registaram no mês anterior. Desde Setembro de 2010 que o indicador de actividade mantinha um "acentuado perfil negativo", segundo o INE: todos os meses a variação era mais negativa que no anterior.
O indicador de actividade é calculado a partir de dados quantitativos (como por exemplo o consumo de energia, a oferta de emprego ou a produção da indústria transformadora).
O INE regista "diminuições da actividade económica na indústria, nos serviços e na construção e obras públicas". Tanto o Governo como a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) preveem que este ano a economia portuguesa vá encolher 3%.
Em todos os trimestres deste ano a economia deverá reduzir-se, embora a contracção deva ser mais intensa na primeira metade do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário