quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Falta de mulher faz homens gastarem mais dinheiro

Muitas piadas se fazem com a questão das mulheres gastarem muito dinheiro, por exemplo “roubaram o meu cartão de crédito, mas não avisei a polícia porque o ladrão está a gastar menos do que minha mulher” ou “um homem bem sucedido é aquele que consegue ganhar mais dinheiro que a sua mulher pode gastar”. Se a mulher costuma ficar na fama de “gastona”, a ciência agora apresenta outra versão da história: homens solteiros tornam-se mais consumistas e impulsivos.
Não, não é invenção. A conclusão é de um estudo de universidades americanas. Os pesquisadores analisaram dados financeiros de mais de 120 cidades dos Estados Unidos e conferiram quantos cartões de crédito, em média, tinham os moradores e quanto costumavam gastar. Resultado: quando a população masculina era superior à feminina, os homens tinham mais cartões e usavam mais crédito. Falta do que fazer? Pode ser.
Aí os pesquisadores fizeram outro teste para mostrar como eles realmente pensam de forma diferente quando estão solteiros. Eles pediram a 205 participantes para contar quantas pessoas, entre homens e mulheres, havia em algumas fotos – todos os fotografados eram supostamente recém-formados ou membros de um site local de encontros virtuais. Depois pediram-lhes para escolher uma das situações: ganhar 35 dólares naquele dia ou 45 dólares no mês seguinte. Aqueles que contaram menos mulheres nas fotos preferiam ficar imediatamente com o dinheiro.
“Num ambiente com mais homens, eles precisam competir mais para conquistar uma parceira. Como mostrar os recursos financeiros é importante para eles, consomem e gastam mais. Por isso acreditamos que mudanças na razão entre homens e mulheres deveriam ser associadas ao desejo masculino por ganhos imediatos”, explica Vladis Griskevicius, líder da pesquisa.
Ou seja, além de gastarem mais, os homens ainda se tornam mais impulsivos. Mas é por uma boa cas elusa… eles só querem impressionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário