sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Breivik condenado a 21 anos de prisão

Anders Behring Breivik, autor confesso dos ataques de Julho de 2011 na Noruega que fizeram 77 mortos, foi esta sexta-feira condenado a uma pena de prisão de 21 anos.

Durante o julgamento, que durou 10 semanas e foi concluído a 22 de Junho, a culpabilidade do extremista de direita nunca foi a questão central, mas sim o estado da sua saúde mental.
Breivik foi o autor de um atentado à bomba contra a sede do governo norueguês e de um ataque a tiro na ilha de Utoya, perto de Oslo, a 22 de Julho do ano passado. Os dois ataques causaram 77 mortos, na maioria jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista.
Breivik sempre reconheceu a autoria dos ataques, mas nunca se declarou culpado.
Os cinco juízes do tribunal de primeira instância de Oslo consideraram Breivik criminalmente responsável, condenando o extremista de direita a ser condenado a uma pena de prisão de 21 anos, que pode ser prorrogada por tempo indeterminado enquanto o detido for considerado uma ameaça, possivelmente até ao final da vida.
Breivik foi submetido a duas avaliações psiquiátricas oficiais. Na primeira, realizada em Novembro de 2011, o extremista foi considerado psicótico e inimputável. Em Abril deste ano, uma nova avaliação concluiu que Breivik não sofria de psicose e era criminalmente responsável.
O advogado de Anders Behring Breivik, Geir Lippestad, disse na quinta-feira que o extremista não irá recorrer da decisão do tribunal.

Sem comentários:

Enviar um comentário