terça-feira, 7 de agosto de 2012

Depois do futebol, os portugueses gostam é de festivais

Optimus Alive 2012

Os festivais de música são os eventos culturais favoritos dos portugueses logo depois do futebol.
De acordo com os dados da vaga de julho do estudo GfKTrack.Summer Festivals, realizado pela GfK, 28% da população entre os 15 e 54 anos já foi a eventos musicais, com destaque para os festivais de verão (20%), seguido de concertos de música rock/pop (19%), sendo que 22% da população já foi, pelo menos uma vez, a eventos culturais. Só o futebol suplanta estes resultados: 33% da população já foi a eventos desportivos, com destaque para o futebol (30%).
É sobretudo entre os mais jovens que os festivais de música obtêm maior adesão: 48% dos jovens entre os 15 e os 24 anos diz já ter ido pelo menos a um festival de música de verão. "Os eventos desportivos têm uma maior participação masculina (47% de homens face a 20% de mulheres), o mesmo se verifica relativamente aos eventos musicais, embora menos expressivo (31% de homens face a 24% de mulheres), sendo a participação em eventos culturais mais transversal a homens e mulheres", destaca o estudo.
Os festivais mais conhecidos e a marcas mais associadas
O Rock in Rio é o festival com o maior nível de notoriedade (94%), seguido do Optimus Alive (71%), Super Bock Super Rock (67%), Sudoeste TMN (56%) e Paredes de Coura (47%). O Optimus Alive foi o que registou o maior crescimento em termos de notoriedade, subindo de 52% de notoriedade em janeiro, para 71% na vaga de julho do estudo.
Ser naming sponsor de festivais de música é a forma mais eficaz de obter retorno em termos de notoriedade, alerta o estudo. A Super Bock é a marca mais associada aos festivais de música (32%), muito à conta do Super Bock Super Rock, que decorre há 18 edições. A Optimus é a marca que se segue com 20%, muito impulsionada pelo Optimus Alive, e em terceiro a TMN (12%), com o Sudoeste TMN a liderar a ligação da operadora da PT à música (83%), seguido do Marés Vivas (21%).

Sem comentários:

Enviar um comentário