segunda-feira, 21 de maio de 2012

Bolsa Preço "irrealista" do IPO leva Facebook a cair 12%

Títulos do Facebook seguem sob pressão no segundo dia de negociação. Empresa deixou de valer mais de 100 mil milhões.
Ao segundo dia a grande queda. Os títulos do Facebook seguiam hoje a tombar 11,67% para 33,77 dólares no índice tecnológico Nasdaq, uma cotação bem abaixo dos 38 dólares originais fixados na Oferta Pública Inicial (IPO, sigla inglesa). Os analistas explicam a queda: "Preço do IPO foi irrealista."
De facto, o IPO da maior rede social do mundo valorizou o Facebook 107 vezes mais do que os seus lucros anuais. Este valor compara, por exemplo, com o PER (rácio preço/lucro) de quase 20 vezes do Google. O tombo de hoje vem assim reforçar as preocupações de que preço da IPO foi demasiado elevado.
"Os investidores estão a aperceber-se dos riscos associados à acção do Facebook. Foi atribuído um preço para a perfeição no IPO e isso foi claramente irrealista", referiu Brian Wieser, especialista Pivotal Research Group, à Bloomberg.
E o dia de estreia, na passada sexta-feira, só não foi negativo devido à intervenção do Morgan Stanley, um dos bancos que preparou a entrada do Facebook em bolsa, que terá impedido que os títulos da empresa fundada por Mark Zuckerberg baixasse dos 38 dólares do IPO, segundo fontes próximas do assunto, citadas pela Bloomberg.
Com o tombo a empresa deixou também de estar avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares, valendo actualmente cerca de 94 mil milhões de dólares.
Em contraciclo com as acções do Facebook, o praça tecnológica Nasdaq subia 1,86%, no melhor desempenho em Wall Street. No mesmo sentido, o indsutrial Dow Jones e o S&P 500 subiam 0,74% e 1,17%, respectivamente, animados pelas declarações do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que disse hoje que a China vai focar-se no crescimento, deixando antever a adopção de uma política monetária mais expansionista.

Sem comentários:

Enviar um comentário