quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mulher destinada ao fracasso tornou-se milionária


Uma mulher indiana, que uma vez tentou suicídio para fugir à discriminação, pobreza e abusos físicos, tornou-se diretora executiva de uma empresa multimilionária. Kalpana Saroj lidera atualmente a Kamani Tubes, empresa que vale cerca de 80 milhões de euros.
 
foto DR
Mulher destinada ao fracasso tornou-se milionária

 
Kalpana Saroj nasceu numa família Dalit, de baixa-casta, os ditos impuros da sociedade Hindu. Sofreu de 'bullying' na escola, foi obrigada a casar aos 12 anos, lutou contra pressões sociais para deixar o marido e, a dada altura, tentou acabar com a própria vida.
Hoje, é multimilionária. Dirige uma empresa de sucesso e ganhou já várias prémios pelo seu percurso profissional.
"A primeira vez que vim a Bombaim, não sabia sequer para onde ir. Eu era de uma vila muito pequena. Hoje, há duas ruas na cidade cujo nome está relacionado com a minha empresa", descreve Kalpana, à BBC, que recuperou e contou a sua história.
O sistema de castas da Índia é uma hierarquia social antiga que coloca as pessoas em diferentes categorias, de acordo com o nascimento. Aqueles que nascem em baixas castas têm sofrido discriminação ao longo da história.
"Alguns familiares de amigos não me deixavam entrar nas suas casas e eu não podia participar em algumas atividades escolares por ser uma Dalit", diz a empresária, de 52 anos.

Jornal Noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário