domingo, 6 de maio de 2012

Gasolina desce até 1,5 cêntimos a partir de amanhã

A gasolina vai descer pela quarta semana consecutiva. O valor do gasóleo não deverá sofrer alterações.
O preço da gasolina deve descer a partir da próxima segunda-feira, pela terceira semana consecutiva, enquanto o preço do gasóleo deve ficar inalterado, reflectindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais.
Fontes do sector sondadas pelo Económico apontam para uma descida de preço na gasolina que "pode ultrapassar o cêntimo por litro" na próxima semana. Já o gasóleo "deve ficar inalterado".
O preço médio do gasóleo está actualmente em 1,499 euros por litro, enquanto a gasolina custa, em média, 1,714 euros/litro, de acordo com os dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Em qualquer dos casos trata-se de preços de referência, ou seja, na prática os portugueses estão a pagar valores mais elevados para alimentar os seus automóveis. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são bem mais elevados.
Desde o início do ano, o preço do 'diesel' em Portugal já subiu cerca de sete cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 16 cêntimos por litro. Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o oitavo mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 11ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.
A escalada dos preços dos combustíveis em Portugal tem conduzido à queda no consumo, que em Fevereiro registou uma redução global de 8,2% para a gasolina, enquanto o gasóleo apresentou uma tendência de redução global de 6,5%.

Sem comentários:

Enviar um comentário